O que esperar do Jogo do Homem Aranha

Em pouco menos de um mês, O Jogo do Homem Aranha da Insomniac chega pra reviver a indústria dos videogames que sofreu uma trágica morte em 2015. O primeiro jogo Bom desde Bloodborne tem a tarefa complicada de continuar o ótimo legado dos jogos do herói que vem sido desrespeitado nas suas últimas adaptações à 10ª arte e pra isso ele precisa acertar em alguns pontos-chave:

homem aranha
Homem Aranha tirando selfie.

Aquele clichê de que o herói é apenas tão bom quanto o seu vilão não é necessariamente verdade, mas vamos combinar: um bom vilão ajuda e muito na construção de uma história, pra alegria do povo brasileiro e principalmente do nerd o Teioso tem uma lista quase que infinita de antagonistas e com raras exceções qualquer um daria um arqui-inimigo show.

Pelo material promocional do jogo, já foi revelado que vários deles estão presentes nas missões secundárias ou na aventura principal, a dúvida é sobre o vilão principal que, mesmo fazendo uma curta participação no trailer do sexteto sinistro do jogo, segue um mistério (não esse).

 

Os chutes seguros da ID para o líder do grupo, variam entre Duende Verde e Doutor Octopus, ambos já clássicos nos contos do Aranha, mas há quem vá mais longe. Por causa da aproximação e da popularização recente do homem de ferro como mentor do cabeça de teia o chute ousado pro vilão principal seria o próprio Tony Stark, dependendo do taco da Insomniac ele tem potencial se for ver a Emoção entre os dois. Mesmo a segunda sendo a minha favorita, qualquer que seja o líder tem que ter uma presença marcante. Em um jogo com tantos vilões, um deles precisa dar um medinho.

homem aranha eletro.jpg
Homem Aranha batendo no Electro.

Agora do lado dos mocinhos, é óbvio que o lado mais explorado do Homem Aranha é o Homem Aranha, mas é legal lembrar que o herói que conhecemos tem duas caras. Tão importante quanto o lado (super) heróico do personagem, a gente tem a sua metade ordinária, repetidamente ignorada ou tratada com pouco carinho nos jogos do herói.

Peter Parker é de suma importância ao Homem Aranha, é ele que dá sentido às suas ações, foram seus traumas que deram a sua maior motivação e são seu conhecimento e sarcasmo que trazem sua inteligência e carisma quando as coisas apertam.

A Insomniac já mostrou que a história do jogo vai ser construída pelas duas partes do herói, prestando muito mais atenção ao Peter do que qualquer outro jogo do Aranha.

Além do próprio Peter, uma série de coadjuvantes já deram as caras, amigos/admiradores do Peter e do Homem Aranha estarão figurando em diversos pontos da trama, resta saber se a desenvolvedora fará justiça a esses rostos conhecidos.

homem aranha tambem
Homem Aranha pulando pela cidade.

Ok, quando eu disse que o Homem Aranha era composto por duas facetas, eu errei. A composição do herói na verdade é a união do Peter, do Homem Aranha e da cidade de Nova York. De que adianta todos os poderes e experiência sem a floresta de prédios, telhados altos e multidões de pedestres pra proteger? Não dá pra ser o Homem Aranha Amigo da Vizinhança sem a Vizinhança.

Desse lado, o problema que a Insomniac tem que rebater é justamente a movimentação pela cidade e eu não quero falar o feeling, mas o feeling dela. Por motivos técnicos nunca foi possível fazer jus a Vida que Nova York tem, agora pela primeira vez desenvolvido unicamente no PS4, a Insomniac tem a chance de dar essa vida à cidade, não tem bem uma fórmula, porque não tem bem uma definição do que é essa Vida, embora alguns diriam que reflexos nas janelas são essenciais pra um bom jogo, tudo que podemos fazer é torcer. O outro quesito é o jeito característico que o herói se move pela cidade, mas com a experiência da Insomniac nesse tipo de movimentação vertical, não tem muito rolê.

homem aranha squat
Homem Aranha mandando um squat.

De tudo apresentado até agora, parece que a Insomniac não pretende decepcionar ninguém, agora já próximo do lançamento, certamente pensado pra coincidir com o feriado nacional no dia 7 de setembro, se ela acertar nesses pontos o primeiro jogo Bom desde Bloodborne é quase nosso.

Screenshot_815

3 comentários sobre “O que esperar do Jogo do Homem Aranha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s